Posso comprar um imóvel! Mas como escolher o certo, que atenda as minhas expectativas?
Aqui você vai encontrar algumas dicas para te ajudar nesse escolha tão importante.
A aquisição de um imóvel é um grande passo na vida de uma pessoa, por esse motivo é importante que a escolha do imóvel seja feito com calma e com critério para evitar arrependimentos futuros
A análise para validar a compra vai desde a análise do bairro com todas as suas qualidades até análise do lote em relação a posição do sol. Pode parecer estranho, mas nesse artigo daremos algumas dicas que vão te ajudar nessa escolha.
A escolha do bairro tem que atender suas expectativas em relação a variedade comercio e serviços prestados na região, como por exemplo: padarias, mercados, farmácias, bancos, praças e parques, escolas entre outras tipos de serviços e comercio que você costuma fazer uso de forma periódica.
Outro ponto a analisar em relação a sua localização é sua posição em relação a cidade, pontos como transporte publico disponíveis, bem como o nível de transito da região é fundamental, afinal a busca pelo imóvel perfeito não quer o sofrimento de passar horas no trânsito das principais vias, não é mesmo?.
Definido o bairro, você pode partir para escolha do terreno e/ou imóvel construído. Nesse momento a ajuda de profissional de arquitetura pode ser muito válida, pois ele fará uma análise completa das suas necessidades e expectativas, aliada como conhecimento técnico que ele possui, resultando na escolha do imóvel de melhor custo-benefício
No caso do terreno, o arquiteto pode te ajudar a desmistificar a ideia de que lote bom é o lote plano, afinal é fato que o lote plano normalmente tem um custo acima da média dos lotes com declive e ou aclive. Nesse sentido você pode conseguir uma boa economia na compra de um lote e ter uma construção de mesma qualidade e conforto. Aqui, como em qualquer projeto, o é segredo e ter um bom projeto e um ótimo planejamento de obra para evitar surpresas e prejuízo.
Agora se se a ideia é comprar um imóvel já construído é preciso analisar:
Inspeção Visual: Realize uma inspeção visual completa do imóvel, observando a estrutura, acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas, paredes, tetos e pisos. Procure por sinais de danos, infiltrações, rachaduras ou quaisquer problemas estruturais. Nesse caso, podemos incluir a idade do imóvel e seu histórico de manutenção, afinal imóveis mais antigos podem exigir mais cuidado, porém também pode ser motivo para um desconto na aquisição.
Revisão da Documentação: Verifique a documentação do imóvel, incluindo escritura, registro no cartório de imóveis, certidões negativas de débitos, habite-se e licenças de construção. Certifique-se de que tudo está em conformidade com as leis e regulamentos locais. Aqui é ponto importante se deseja realizar a compra com ajuda de financiamento bancário, pois os bancos não financiam imóveis com documentação irregular.
O importante e não se deixar levar por uma paixão a primeira visita, afinal imóveis com problemas pode se tomar uma dor de cabeça. Diante disso, não esqueça de pedir ajuda a um profissional que possa te orientar com mais detalhe sobre tudo que foi abordado aqui.
texto de fernanda frança alves - 29 de abril de 2024
Deixe seu comentário!
Ou se preferir, nos envie um sugestão de tema para abordarmos aqui.
Não se esqueça sua participação é fundamental.
Você está pronto para reformar sua casa com nossa ajuda?
Deixe-nos criar uma proposta com preços personalizados para suas necessidades individuais.
Entre em contato e comece a realizar o seu sonho!


